Fortaleza sediará Congresso Nordestino de Produção Animal em novembro

Fortaleza (CE) será a sede do VIII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), que acontecerá de 11 a 14 de novembro de 2013, na Fábrica de Negócios (Avenida Monsenhor Tabosa, nº 740 – Centro). O evento, que neste ano terá como tema “Inovação Tecnológica e Produção Animal do Nordeste”, já está com inscrições abertas para o envio de resumos de trabalhos científicos por estudantes e pesquisadores até o dia 18 de agosto.

A edição deste ano do Congresso reunirá especialistas nacionais e internacionais para discussões sobre o impacto das inovações geradas por pesquisas para a produção animal na região Nordeste. “Essa discussão é de grande relevância, uma vez que nossa região necessita de aumento de produtividade com baixo impacto ambiental e elevado impacto social”, afirma o chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, Evandro Holanda Júnior, presidente da oitava edição do CNPA.

Na programação geral do CNPA 2013 estarão quatro palestras globais. No dia 12, Arnaldo Carneiro, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, falará sobre “Territorialização dos espaços de pecuária no Brasil: desafios e oportunidades para a região Nordeste”. Também no dia 12, o tema “Rotas de integração nacional e o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária no nordeste” será abordado por Sérgio de Castro, Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração. Já no dia 13, as palestras serão sobre “Sucessos e insucessos das estratégias de melhoramento animal em países em desenvolvimento”, com Luis Iniguez (Consortium of International Agricultural Research Centers – CGIAR) e “Sucessos e insucessos das práticas de alimentação animal em países em desenvolvimento”, com Manuel Sánchez (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA).

A programação científica abrirá espaço também para o envio de trabalhos no formato de resumos e pôsteres nas áreas de Animais Silvestres Exóticos e de Companhia; Apicultura; Aquicultura; Forragicultura; Gestão em Agronegócio; Melhoramento, Genética e Reprodução; Produção e Nutrição de Não Ruminantes; Produção e Nutrição de Ruminantes; Ensino e Extensão Rural.

Também haverá concurso para premiar a melhor dissertação de mestrado e a melhor tese de doutorado entre trabalhos defendidos no período de agosto de 2012 a julho de 2013 em programas de pós-graduação da região Nordeste. Os interessados podem, ainda, participar de minicursos e simpósios nas áreas de sistemas de produção, forragicultura, nutrição animal e conservação de recursos genéticos.

O CNPA 2013 será realizado pela Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), Sociedade Nordestina de Produção Animal, Governo do Estado do Ceará e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mais informações sobre valores de inscrição, normas para submissão de trabalhos e programação geral estão na página do CNPA 2013http://www.uvanet.br/cnpa2013 e na página do evento no Facebookhttp://www.facebook.com/cnpa2013.

Comentários encerrados.