VÍRUS DA FEBRE AFTOSA NÃO CIRCULA MAIS NO PIAUÍ, DIZ DIRETOR GERAL DA ADAPI

O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), José Antônio, afirmou que exames feitos pela fiscalização do Ministério da Agricultura, nessa quinta-feira (28), demonstraram que o vírus da febre aftosa não existe no estado. De acordo com a Adapi, esse laudo é a etapa mais importante no processo para que o Piauí receba a certificação de área livre da aftosa.

Atualmente, o Piauí possui um rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado divididas em 64 mil propriedades rurais. Segundo José Antônio, o estado ainda não recebeu o certificado de área livre, mas a expectativa é de que o processo seja concluído até junho deste ano.

É realizada a segunda etapa de vacinação aftosa (Foto: Luzimar Bessa/Sepror)Piauí possui rebanho de aproximadamente 1,7 milhão de cabeças de gado (Foto: Luzimar Bessa)

“O resultado desse exame comprova a não circulação do vírus da aftosa no estado. O que quer dizer que estamos caminhando para que o Piauí fique livre dessa doença. Acreditamos que o Ministério deve emitir o certificado até o mês de junho, mas, mesmo assim, as campanhas de vacinação continuam”, declarou o diretor geral.

Ainda conforme José Antônio, cerca de 90% do gado piauiense foi vacinado com o laudo constatando a erradicação da circulação do vírus.

“Agora, a fiscalização das barreiras sanitárias é um trabalho fundamental para a manutenção da conquista. A obtenção do certificado de área livre da aftosa representa para o Piauí um grande avanço na comercialização dos rebanhos do estado, que poderá ser comercializado para todo o Brasil e com equiparação de preços com outros estados”, explica José Antônio.

Comentários encerrados.