FENAGRO 2012 FOI A MELHOR DOS ÚLTIMOS ANOS.

Considerada a maior feira agropecuária do Norte e Nordeste e uma das cinco maiores do Brasil, a Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro 2012) superou as expectativas dos organizadores e expositores na sua 25a edição. O evento, realizado entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador, registrou recorde de bilheteria e ultrapassou em 20% a movimentação financeira prevista, que era de R$100 milhões. Este ano, 21 leilões foram realizados, garantindo cerca de 25% do total faturado. Além disso, houve um aumento de 16% em ingressos vendidos em relação ao ano passado, num total de 300 mil visitantes nos nove dias de feira.

Feliz com os resultados alcançados, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, lembrou que no primeiro dia do evento havia fila de criadores desejando participar, mas a demanda foi muito grande e todas as baias e argolas foram utilizadas. “Apesar da seca que atingiu o Estado, o agropecuarista baiano mostrou sua força e competência, superando todos os obstáculos e dando exemplo para o mundo. Tenho certeza que recuperaremos nossos rebanhos e nossas pastagens, e voltaremos a produzir grãos e outros produtos com maior produtividade que antes da seca”, afirmou.

Para o diretor da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), Almir Lins, o alto padrão de qualidade da exposição é o principal motivo do sucesso. “A Fenagro é um evento que agrada a toda a família, pois oferece programação diferenciada para todas as idades. Tenho certeza que o público saiu tão satisfeito quanto os expositores, que já nos ligam para confirmar que fizeram bons negócios e que desejam estar presentes no próximo ano”, disse.

Participaram desta edição, 800 expositores com seis mil animais, entre bovinos, com 1,1 mil exemplares, eqüinos (800), caprinos e ovinos (três mil). Dentre os destaques da programação, vale ressaltar as Exposições Nacionais das Raças Santa Inês e Seanen, os tradicionais passeios de pôneis e charretes, além da homenagem ao centenário do cantor Luiz Gonzaga.

O evento, que trouxe a realidade vivida no campo para bem mais perto da cidade, ofereceu uma estrutura moderna e confortável aos mais de 300 mil visitantes. Entre Estes, mais de 30 mil estudantes das redes pública e particular de ensino percorreram o parque de exposições e viram de perto como funcionam 27 cadeias produtivas, e conheceram um laticínio, acompanhando desde a ordenha até a transformação do leite em queijo, bem como o funcionamento de uma fábrica de chocolate.

No “Ranchinho de Paia”, os alunos assistiram apresentações de teatro com a árvore animatrônica Dr. Liptus que, este ano, recebeu dois novos amigos para entreter a criançada: o Mandacaru e a Palma. Eles explicam sobre o processo da seca, suas conseqüências e tipos de alimentos que nestes períodos de estiagem são fundamentais para a vida dos animais. Da mão dos novos amigos, as crianças receberam carteirinhas de defensores da natureza, tornando-se responsáveis em levar adiante a mensagem do aprendizado sobre educação ambiental em defesa da natureza e dos animais.

Comentários encerrados.