Opinião: Chegou a vez da carne de cordeiro!

Nos últimos meses com a grande valorização da arroba do boi, que chegou a passar da casa dos R$230, os preços das carnes dispararam. E segundo especialistas, não há previsão para os valores começarem a reduzir. Ainda mais com a proximidade das festas de final de ano. Somado a isso, outras proteínas aproveitaram o embalo e a lei da demanda, e já apontam alta, como é o caso das carnes de frango e suínos. Vale destacar também a alta nos preços dos peixes, isso causado principalmente pelo problema de vazamento de petróleo que chegou ao litoral brasileiro.

Diante desse cenário, mais do que nunca chegou a hora do consumidor brasileiro dar uma chance para a carne de cordeiro! Culturalmente muitas pessoas diziam que o limitador para o consumo da carne de cordeiro no Brasil era o preço elevado, porém ao analisar o crescimento do mercado de carnes premium (com picanhas bovina passando de R$ 100,00/kg), o novo comportamento dos consumidores, que estão buscando mais qualidade na proteína, e o comparativo de preços na gôndola entre o cordeiro e a carne bovina, esse argumento começa a perder força.

Ao comparar a média de preços, nos principais supermercados do estado de São Paulo, da proteína bovina com a ovina, vemos que picanha de cordeiro está abaixo do preço médio da picanha bovina. E o carré francês, considerado o corte mais nobre e mais caro do cordeiro com praticamente o mesmo preço de uma picanha premium ou do filet mignon. A costela de cordeiro chega até a bater o preço da bovina em um dos estabelecimentos. E o pernil e paleta, cortes tradicionais, com preços abaixo maminha bovina.

Não chegou a hora de dar uma oportunidade para carne de cordeiro? É comum conhecer pessoas, que mesmo com alto poder aquisitivo, não tenham experimentado ou não tenham costume de consumi-la no dia a dia, independente do preço dessa proteína. Inclusive, segundo a Embrapa, 12% dos brasileiros nunca provaram carne ovina, ou seja, 25 milhões de pessoas. Isso quer dizer que as outras 185 milhões de pessoas já provaram pelo menos uma vez. O que temos que fazer é que essas pessoas que provaram em alguma situação esporádica ou sazonal coloquem a carne no seu dia-a-dia.

A carne de cordeiro é uma das proteínas mais saudáveis do mercado. É rica em ferro, cálcio, potássio, proteína, zinco, niacina e vitamina B. Sua carne apresenta todos os aminoácidos essenciais ao funcionamento do organismo humano. Além disso, a maior parte da gordura é do tipo mono ou poli-insaturada, que reduz o LDL, popularmente conhecido como colesterol ruim (sem gordura saturada).

O resultado é uma carne de digestão fantástica. A carne do cordeiro, ao contrário do que muitos pensam, é considerada uma carne magra. Seus baixos teores de colesterol e gordura saturada tornam esta proteína uma excelente alternativa para atingir os anseios de consumidores cada vez mais preocupados com a saúde.

Além de tudo isso, ela é extremamente versátil, e por isso eu não tenho dúvidas que ela pode estar no dia a dia do brasileiro. Com uma peça de pernil de cordeiro, por exemplo, é possível fazer diversos pratos, desde um ragu para massas, uma lasanha com pernil desfiado, filés de pernil grelhados, estrogonofe com pernil em cubos até uma incrível coxinha de cordeiro.

Comentários encerrados.