Ovinocultura em debate traz temas importantes para a cadeia produtiva

Em sua 4ª edição o Ovinocultura em Debate será realizado na próxima terça-feira, dia 10 de abril, no auditório da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS) a partir das 8 e meia da manhã. Uma promoção da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Embrapa Pecuária Sul, juntamente com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Ovinocultura em Debate apresentará temas de extrema relevância para a cadeia produtiva, trazendo palestras que vão tratar de carne, leite, lã, mercado e tecnologias.

Marcos Livi, que participou do 3º Ovinocultura em Debate em 2017, renomado chef de cozinha e empresário do ramo gastronômico em São Paulo, vai tratar das relações entre os alimentos e o território no conceito de qualidade. Logo após Embrapa e ARCO apresentarão um panorama da ovinocultura no Rio Grande do Sul.

O leite ovino também será uma das pautas do evento, com a presença do presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos de Leite (ABCOL), Anderson Bianchi. O mercado internacional da lã certificada será o tema da palestra de Edison Ferreira, presidente da Cooperativa de Lãs Mauá.

Para tratar do tema envolvendo as tecnologias, a pesquisadora da Universidade Positivo, Andreia de Paula Vieira vai apresentar o APP Ovinosul, uma ferramenta digital de monitoramento do bem-estar de ovinos.

A tarde, Paulo Roberto da Silva, do BRDE e coordenador do GT Proteína, vai falar sobre a Cadeia Produtiva de Ovinos dentro do GT.  O GT Proteína Animal foi institucionalizado pelo Governo do Estado em novembro de 2017 e tem a coordenação do BRDE. Com a participação de instituições públicas, privadas e sociedade Civil, os grupos temáticos que compõem o GT analisaram os setores de Aves/Ovos e Suínos, Lácteos, Bovinos, Ovinos e Peixes, indicando gargalos e soluções para cada segmento, e produziram um amplo estudo sobre a cadeia agroindustrial de proteína animal.

O relatório final do estudo pode ser visto através do link http://www.brde.com.br/noticia/conheca-o-estudo-sobre-a-proteina-animal-no-rs/

O 4º Ovinocultura em Debate é um evento aberto a técnicos, pesquisadores, produtores, estudantes e tem a parceria do Sicredi e Supra.

Comentários encerrados.