Serviço que orienta nutrição eficiente de ovinos

Criadores de caprinos e ovinos contam agora com um serviço de assessoria com recomendações para orientar a alimentação racional de seus rebanhos. O Serviço de Assessoria Nutricional Remota para Pequenos Ruminantes (AssessoNutri), desenvolvido pela Embrapa, pode reduzir os custos de produção em até 20%, além de agilizar a análise nutricional por meio das fezes dos animais, oferecendo os resultados dos exames e recomendações nutricionais em até três dias úteis. Pelos métodos tradicionais, o tempo de espera pode chegar a 15 dias. O Serviço permitirá monitorar rebanhos e fornecer orientações e indicadores sobre a qualidade da pastagem e dos alimentos disponíveis para os animais.

O AssessoNutri será lançado no dia 6 de julho, às 11 horas, no XXI Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), em Fortaleza (CE), na Arena da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários montada no Centro de Feiras e Eventos. Lá estará disponível, para demonstração e realização de análises, o laboratório móvel, caminhão adaptado que irá até as regiões produtoras e fará análises de fezes dos animais por meio de equipamento de espectroscopia no infravermelho próximo (NIRS).

No primeiro momento, o serviço contemplará apenas a região dos Inhamuns, que concentra os maiores rebanhos ovinos e caprinos do Ceará. Mas a ideia dos pesquisadores que o desenvolveram é ampliá-lo para um alcance nacional, por meio de acesso remoto via internet. O serviço já vinha funcionando, por meio de um projeto-piloto, no Município de Tauá (CE), naquela mesma região.

Uma primeira fase de coletas já foi realizada em abril, durante o projeto-piloto. Os resultados das análises irão gerar um primeiro boletim com orientações específicas para os criadores da região sobre a dieta dos animais, indicando se há necessidade de suplementação alimentar, entre outras informações. A ideia é emitir boletins mensais que serão distribuídos em casas agropecuárias, associações de produtores, entre outras instituições locais, além da divulgação em redes sociais.

“A nutrição dos rebanhos corresponde a até 75% dos custos de produção em alguns sistemas. Mesmo em sistemas extensivos, o custo também é representativo, embora esse não seja contabilizado pelos produtores”, destaca Diego Galvani, pesquisador da área de nutrição animal da Embrapa Caprinos e Ovinos (CE). De acordo com ele, o maior desafio para implementação de um serviço nos moldes do AssessoNutri é a determinação do balanço de nutrientes, ou seja, a falta ou excesso desses na dieta de animais criados em sistemas de pastejo, principalmente aqueles que têm o pasto nativo como base alimentar. Esse obstáculo é contornado por meio da análise da composição das fezes dos animais.

Testes conduzidos pela Embrapa, juntamente com instituições parceiras no Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, permitiram determinar os benefícios do monitoramento nutricional dos rebanhos e da adoção de práticas alimentares orientadas pelo AssessoNutri. Galvani cita experimento na Paraíba, estabelecido em parceria com a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa), que avaliou rebanhos durante todo o ano de 2016. Dentre os indicadores avaliados, o pesquisador destaca a redução de mortalidade de cabritos em 15% e o aumento na produção de cabritos por matriz [fêmea] em 26,8%.

“Nós estimamos que, para um produtor com um rebanho de 50 animais, a nutrição adequada por meio do acompanhamento nutricional pode trazer um acréscimo anual de R$ 2.400 à sua renda. No caso de Tauá (CE), por exemplo, estima-se que se 10% dos produtores locais usarem este serviço, haveria a possibilidade de injeção de R$ 1,4 milhão por ano na economia local”, destaca o pesquisador.

Rodada de Negócios

A ideia é ampliar o AssessoNutri por meio de acesso remoto na internet, em que um produtor em qualquer ponto do País possa solicitar o serviço, encaminhar amostras para um laboratório parceiro e contar com um técnico credenciado para fazer recomendações. Para viabilizar essa ampliação do serviço, além do lançamento, haverá também rodada de negócios no Pecnordeste, no dia 7 de julho, na qual clientes interessados, como associações, cooperativas e órgãos públicos, poderão encontrar informações sobre como utilizar o serviço e formalizar contratos de parceria.

De acordo com o pesquisador Marco Bomfim, chefe-geral da Embrapa Caprinos e Ovinos, a empresa poderá oferecer pacotes de serviços para as instituições, assim como colocar o serviço à disposição para governos que quiserem adotar o AssessoNutri para colaborar com políticas públicas, que possam aumentar a eficiência de recursos alimentares e otimizar programas públicos.

As informações são da Embrapa Caprinos e Ovinos.

Comentários encerrados.