Boletim traça características de produção de caprinos e ovinos em quatro regiões do país

Foi lançada a terceira edição do boletim Ativos Ovinos e Caprinos, produzido em parceria pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa Caprinos e Ovinos. Esta atual edição traz um levantamento das principais características da produção e ovinos e caprinos, em propriedades modais (caracterizadas com os elementos e condições mais típicos da produção em cada região) na Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

O perfil foi traçado após a realização de painéis com produtores rurais locais e técnicos nos municípios de Senhor do Bonfim (BA), Juazeiro (BA), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Santana do Livramento (RS), Bagé (RS), Barbacena (MG) e Januária (MG), em atividade do projeto Campo Futuro, contemplando uma amostra das quatro principais regiões produtoras no país, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste.

A caracterização mostra um perfil das propriedades, com extensão (em hectares), quantidade de animais no rebanho, raças predominantes, principais fontes de volumoso, a presença de pastagens ou forragens cultivadas e outras atividades agropecuárias presentes. Também são apresentados índices zootécnicos, baseados no levantamento de informações nos quatro estados. O trabalho foi realizado por equipe da Embrapa Caprinos e Ovinos composta pelos pesquisadores Klinger Magalhães, Juan Ferelli, Vinícius Guimarães, Caroline Barbosa e Espedito Cezário Martins e pelo analista Zenildo Holanda.

O boletim Ativos Ovinos e Caprinos de novembro também traz apontamentos sobre uso da palma forrageira nos rebanhos, com dados sobre cultivares de palma e silagem apresentados pelo analista Lucas Oliveira, da Embrapa Caprinos e Ovinos. A edição mostra ainda, dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio sobre a balança comercial de ovinos e caprinos, em comparativos entre os primeiros semestres dos anos de 2015 e 2016.

O projeto Campo Futuro é executado pela CNA e Senar desde 2008, em parceria com instituições de ensino, pesquisa e sindicatos rurais, com o objetivo de gerar informações sobre commodities e cadeias produtivas. A parceria com a Embrapa Caprinos e Ovinos teve início em 2015 e começou a levantar informações juntos aos produtores rurais neste ano, gerando informações por meio do boletim Ativos Ovinos e Caprinos.

Para ler o boletim de novembro na íntegra, clique aqui

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP) | Foto: Maíra Vergne

Embrapa Caprinos e Ovinos

caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br

Telefone: (88) 3112.7413

Comentários encerrados.