É possível realocar a silagem?

Com o final do período seco do ano é comum os produtores enfrentarem falta de alimento ou terem que reajustar a quantidade necessária de silagem até que a estação chuvosa se inicie. Desse modo, muitos me questionam se é possível realocar (mover de um silo para o outro) a silagem estocada em silos trincheira ou superfície, devido principalmente ao processo de compra e venda da mesma.

Sim! É possível realocar a silagem, mas este processo envolve descarregamento, transporte, recompactação e vedação, ou seja, todos os procedimentos adotados quando se ensila originalmente. Então, a realocação requer de maneira contundente uma gestão precisa dos diversos estágios pelos quais ela passa. A propriedade precisa estar preparada para descarregar toda a massa e vedá-la em outro silo no menor tempo possível. Portanto, mais um questionamento nos vem em mente: Qual é o intervalo de tempo que todas essas ações devem ser executadas? Por exemplo: A estabilidade da silagem de milho, em contato com o ar, tem duração que varia de 30 a 40 horas. Isso significa que a silagem se mantém inalterada em termos de perdas de nutrientes por esse período de tempo. Isso ocorre porque o contato com o oxigênio presente no ar ativa os microrganismos que causam tais perdas. Silagens de milho e sorgo são consideradas pouco estáveis porque possuem abundancia de nutrientes para o crescimento dos microrganismos deterioradores. Desse modo, todas as operações devem ocorrer neste intervalo de tempo, o qual é considerado curto dependendo o volume de silagem a ser movido.

Em alguns casos, o produtor imagina que a silagem produzida poderá ser realocada. Se isso ocorrer, ele pode lançar mão de aditivos que prolonguem a estabilidade da silagem por mais de 100 horas. Estes aditivos possuem ácidos que inibem/retardam o crescimento dos microrganismos. Inoculantes a base da bactéria Lactobacillus buchneri é um exemplo de prolongador da estabilidade para silagens de cereais. Essa bactéria produz maiores quantidades de ácido acético, o qual é um retardador do aumento da população de leveduras e fungos. Contudo, isso não significa que a reensilagem possa durar 100 horas. A aplicação do aditivo é utilizada com o objetivo de garantir que a realocação não seja prejudicada pela falta de tempo em executar as ações.

Nos últimos anos houve, o comércio de silagem em fardos (500 kg) e em sacos pequenos (40 kg) apresentou acentuada elevação no Brasil, mas muitos produtores ainda comercializam silagem em grande escala. Em algumas situações não há envolvimento de comercialização, mas sim de mudança de local por algumas razões, o que exige a realocação. Independente do motivo fica aqui a informação que é possível mover grandes volumes de silagem sem que haja perdas elevadas.

 

Por Thiago Fernandes Bernardes

fonte: Milkpoint

Comentários encerrados.