Novas instalações da Embrapa permitirão avanços em pesquisas para alimentação animal e capacitação de estudantes

A Embrapa Caprinos e Ovinos realiza, no dia 17 de abril, às 10 horas, na sua sede em Sobral (CE), solenidade para inauguração oficial de laboratórios do Núcleo de Bioeficiência para Produção Animal na Caatinga e no Semiárido e das instalações do Núcleo de Treinamento e Capacitação (Nutec). Os novos laboratórios permitirão o avanço em pesquisas sobre temas como o melhoramento genético de plantas forrageiras para o semiárido, assessoramento para produtores rurais sobre alimentação de caprinos e ovinos, eficiência alimentar dos rebanhos e recuperação de solos degradados. Já o Nutec é um espaço destinado à capacitação de estudantes e técnicos sobre práticas de manejo de rebanhos e convivência com o semiárido.
Na solenidade, também serão apresentadas três tecnologias voltadas para facilitar o acesso a práticas que garantam melhor qualidade para a produção de carne e leite. São eles: o Kit Embrapa de Controle de Verminose, o Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros e o Kit Embrapa para Seleção de Cordeiros para Terminação. Todos eles reúnem ferramentas de baixo custo para garantir vantagens como o controle sanitário da produção e o acesso a mercados mais amplos e, ainda em 2015, chegarão a técnicos e produtores rurais por meio dos programas Rota do Cordeiro e Brasil Sem Miséria. Ainda no dia 17, será assinado convênio da Embrapa com o Governo do Estado do Ceará para programas de transferência de tecnologias em arranjos produtivos no estado.

 

“Com a nova estrutura, as ações de transferência das tecnologias e os novos convênios, a Embrapa Caprinos e Ovinos terá consolidado um processo de renovação, com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta aos desafios do espaço rural brasileiro”, avalia o pesquisador Evandro Holanda, chefe-geral da Unidade. Nos últimos seis anos, foram investidos R$ 22,7 milhões em obras e equipamentos para aperfeiçoar a capacidade de análise laboratorial, de acordo com demandas do setor produtivo, e dar melhores condições de trabalho aos empregados.

Inauguração de novas obras

O Núcleo de Bioeficiência para Produção Animal na Caatinga e no Semiárido é um complexo formado por cinco laboratórios: Nutrição Animal, Solos, Forragicultura, Respirometria e Eficiência Alimentar, sendo os dois últimos novas estruturas que serão oficialmente inauguradas no dia 17. Também compõem o Núcleo, um galpão de apoio e uma casa de vegetação, recentemente reformada.
Atuando de forma integrada, estas estruturas permitirão avanços em pesquisas para o desenvolvimento de plantas forrageiras melhoradas para as condições ambientais de semiárido; para a recuperação de solos degradados, incluindo o teste de fertilizantes resultantes da compostagem de carcaças de caprinos e ovinos; para avaliar o desempenho nutricional de animais, ajudando produtores a selecionarem os melhores alimentos e os animais que têm mais eficiência ao se alimentar, para orientar ações de melhoramento genético; para desenvolver um futuro sistema de assessoramento nutricional, que possa orientar produtores na composição de dietas a partir da análise de fezes de animais.
Com o Núcleo de Bioeficiência, a Embrapa espera inovar em tecnologias que garantam também a segurança alimentar de rebanhos no semiárido, uma vez que a alimentação de animais pode representar até 75% dos custos de produção de caprinos e ovinos. A capacidade de análise dos laboratórios também traz à empresa um potencial para assumir posição de destaque na pesquisa de pequenos ruminantes nos trópicos e, principalmente, em regiões áridas e semiáridas.
O Núcleo de Treinamento e Capacitação (Nutec) já está em funcionamento desde 2014, com objetivo de capacitar pessoas, de modo a formar agentes multiplicadores que possam adequar as soluções tecnológicas da Embrapa à realidade das suas comunidades rurais. O Nutec já formou turmas de estudantes em cursos de formação complementar de técnico em agropecuária, oriundos de escolas profissionalizantes (em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará) e da Escola Família Agrícola Dom Fragoso, de Independência (CE).

Tecnologias para qualidade da produção
A solenidade do dia 17 apresentará, também, três conjuntos de tecnologias, em formatos de kits, que serão, em 2015, encaminhados a produtores rurais integrantes do programa Rota do Cordeiro e de unidades do Plano Brasil Sem Miséria, como experiência piloto de transferência de tecnologia.
São eles:
– Kit Embrapa de Controle de Verminose – Reúne ferramentas que facilitam a implantação de medidas mais eficazes, de acordo com o controle estratégico de verminoses em caprinos e ovinos, recomendado pela Embrapa. O Kit vem em mochila padronizada, com cartão Famacha (que ajuda a identificar que animais precisam de vermifugação, pelo exame da mucosa ocular), pistola para aplicação do vermífugo, luvas descartáveis, balança de precisão, prancheta, caneta escrita grossa, sacos, etiquetas e folder sobre controle estratégico de verminose.
– Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros – É uma tecnologia social que favorece a obtenção higiênica do leite, reduzindo a contaminação por micro-organismos e facilitando ao agricultor a produção em padrões adequados de qualidade. Contém: leiteira de alumínio, caneca de fundo escuro para teste de mastite, balde plástico, funil coador com peneira filtradora, escova lavadeira, toalha de papel, luva de látex, seringa descartável, detergente alcalino, cloro líquido, frasco Pet, mangueira de borracha, adaptador para caixa d´água, adaptador de pressão, copo de Becker, fita veda-rosca teflon, registro de esfera, esguicho de jardim e uma cartilha da Embrapa sobre o uso do Kit.
– Kit Embrapa de Seleção de Cordeiros para Terminação – O conjunto de ferramentas é voltado para aperfeiçoar o manejo de cordeiros para o abate, de modo a padronizar o processo de seleção de cordeiros para engorda. O uso do Kit tem potencial para facilitar a produção coletiva, que resulte em lotes de animais com boa qualidade de carne, opção interessante para grupos de pequenos produtores. É composto por uma caixa, contendo: balança portátil eletrônica, corda, brincos para identificação de animais, alicates para aplicação dos brincos, cartão Famacha, mata bicheira, caixa de luvas descartáveis, saco plástico para coleta de fezes, caneta esferográfica para registro de anotações zootécnicas e pincel atômico. Acompanha também um folder da Embrapa com o passo a passo para a seleção de cordeiros.
A ideia dos Kits surgiu a partir de demandas do meio rural para melhoria nos manejos de animais. No caso dos kits de Seleção de Cordeiro para Terminação e Controle de Verminose, a necessidade foi indicada pelos técnicos de assistência e extensão rural do programa Rota do Cordeiro em atuação no município de Tauá (CE), para unificar os procedimentos necessários para o controle integrado de verminoses e a seleção padronizada de cordeiros. O kit de seleção já foi distribuído para os técnicos da Rota do Cordeiro e o de controle de verminose já chegou a 240 produtores rurais cadastrados no programa.
Já o Kit Embrapa de Ordenha Manual para Caprinos Leiteiros surgiu como demanda de produtores de leite de cabra da Paraíba, em busca de técnicas de fácil acesso para facilitar medidas de higiene na ordenha e garantir qualidade do leite. Este kit já foi validado na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e chegará a outros produtores cearenses, das regiões do Cariri e Sertão dos Inhamuns-Crateús, por meio de ações do plano Brasil Sem Miséria. O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte também já solicitou unidades deste kit para treinamento e capacitação de técnicos.
Parcerias
Também na solenidade do dia 17 de abril, será assinado convênio com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, por meio do projeto Paulo Freire. A Embrapa prestará suporte técnico para intercâmbios, validação e transferência de tecnologias e implantação de unidades de aprendizagem relacionadas a serviços ambientais e ao manejo sustentável da caatinga.

 

Comentários encerrados.