PR: UEPG promove encontro de incentivo à ovinocultura

Ovinocultores de todo o País vão participar, em 8 de maio, do 1º Encontro Mercadológico de Incentivo à Ovinocultura/Floresta, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep). Com uma programação de palestras, apresentação de casos de sucesso, debates e degustação, o evento apresentará aos produtores inovações tecnológicas que podem dar maior eficiência e sustentabilidade à cadeia produtiva de ovinos.

De acordo com o gerente de Pecuária da Fazenda Escola Capão da Onça (Fescon) da UEPG, Izaltino Cordeiro dos Santos, a proposta é discutir iniciativas para o desenvolvimento da cadeia produtiva de ovinos. Entre as ações possíveis, ele relaciona a elaboração de programas de produção e melhoramento genético e a utilização junto aos sistemas de produção integrados, que envolvem grãos, leite, carne e madeira. “São exemplos de práticas sustentáveis de alto potencial”, diz Santos.

Na coordenação do encontro mercadológico, Santos comenta que os lucros estão relacionados à disponibilidade de produtos no mercado, bem como aos custos para produzi-los. “Para ter lucro, é necessário comprometimento e união dos segmentos do agronegócio, levando-se em conta as tendências de mercado, da bioética e dos sistemas produtivos”, afirma ele, observando que esta lógica está relacionada ao papel do melhoramento genético junto à cadeia produtiva.

AGENDA – A programação de palestras do 1º Encontro Mercadológico de Incentivo à Ovinocultura/Floresta começará às 9h com Bruno Sales Santos, consultor genético da empresa AbacusBio, com sede na Nova Zelândia. Às 10h50, será a vez de Milton Daniel Benitez Ojeda, da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba S.A. – Emepa.

Às 13h30, a palestra será com Cristina Maria Pacheco Barbosa, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta). Às 14h10, o consultor Walter Celani apresentará o caso de sucesso da empresa VPJ que atende clientes em todo o Brasil com produtos ovinos de alta qualidade. Às 15h40 serão apresentados os casos de sucesso da Cooperaliança (Cordeiro Guarapuava), por Adriane Azevedo, vice-presidente da Cooperativa, e da Cordeiro Castrolanda, por Tarcísio Bartmeyer, coordenador da área de ovinos da Castrolanda.

Às 16h30, os palestrantes participarão de uma mesa redonda. O encontro terminará às 19h, com a degustação da carne de cordeiros.

As inscrições serão feitas na sede da ACIPG (local do evento), no dia 8 de maio, das 8h30 às 9h. Produtores e técnicos pagam taxa de R$ 80 e estudantes, R$ 40.

Os interessados podem obter informações pelo telefone 3220-7234 ou pelo e-mail:graziela@acipg.org.br.

Comentários encerrados.