Embrapa apresenta experiências de desenvolvimento territorial no CNPA 2014

Experiências de desenvolvimento territorial na região Sul e no semiárido nordestino serão apresentadas pela Embrapa no IX Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), que acontece de 11 a 14 de novembro, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus (BA). As iniciativas do Cordeiro do Alto Camaquã e da Rota do Cordeiro serão apresentadas, respectivamente, por pesquisadores da Embrapa Pecuária Sul (Bagé-RS) e da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE) na programação de palestras magnas do Congresso, que terá ainda a presença do diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, Ladislau Martin Neto, que fará exposição sobre o futuro do desenvolvimento tecnológico da agricultura brasileira, na abertura oficial do evento, dia 11, a partir das 20 horas.

A experiência do Cordeiro do Alto Camaquã será apresentada por Marcos Borba, da Embrapa Pecuária Sul, no dia 12, às 9 horas. O projeto propõe estratégias e ações de desenvolvimento territorial, estimulando o crescimento regional de forma sustentável, com objetivo de promover e estimular a pecuária familiar, que conta com uma forma de produção considerada ecológica na região. Iniciado em 2006, o projeto se desenvolveu e hoje está no processo de construção da marca coletiva Alto Camaquã, estampada em produtos locais, como carne de cordeiro, artesanato em lã e couro, atividades turísticas, entre outros.

Também no dia 12, a partir das 10h30, os pesquisadores Evandro Holanda e Octávio de Morais, da Embrapa Caprinos e Ovinos, apresentam o caso do programa Rota do Cordeiro, voltado para promoção do desenvolvimento em regiões do semiárido brasileiro que são tradicionais produtoras de caprinos e ovinos, mas ainda apresentam baixos indicadores socioeconômicos. O programa, desenvolvido em parceria da Embrapa com Ministério da Integração Nacional, Codevasf e parceiros locais, já atua no Ceará, Piauí e norte de Minas Gerais, mas deverá se expandir por outras regiões no semiárido. Com o apoio de técnicos, o programa tem contribuído para a transferência de tecnologias e capacitação de produtores em temáticas relacionadas às diversas etapas das cadeias produtivas de caprinocultura e ovinocultura.

A Embrapa também participará de simpósios técnicos que compõem a programação do CNPA. O III Simpósio Nordestino Sobre Conservação e Utilização de Recursos Genéticos Animais terá a participação dos pesquisadores Ângela Eloy e Raimundo Lôbo, ambos da Embrapa Caprinos e Ovinos, que abordarão, nos dias 12 e 13, respectivamente, trabalhos sobre tecnologias de reprodução de caprinos Moxotó para exploração sustentável dos rebanhos nativos e sobre retorno do investimento em programas de melhoramento animal.

O pesquisador Gherman Araújo, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), falará sobre o potencial de uso de águas salinas na dessedentação e produção de forragens para ruminantes no semiárido, no  XV Simpósio Nordestino de Alimentação de Ruminantes, no dia 13. Também no dia 13, Roberto Giolo, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS), apresenta palestra sobre produção animal com benefícios ambientais em sistemas silvipastoris, no  II Simpósio Nordestino de Forragicultura e Pastagens.

Ainda no dia 13, outras experiências da Embrapa serão apresentadas no II Simpósio Nordestino de Produção de Não Ruminantes e no Simpósio Sobre Apicultura e Meliponicultura do Nordeste. No primeiro, a apresentação será sobre boas práticas de produção na avicultura de postura, com a pesquisadora Helenice Mazzuco, da Embrapa Suínos e Aves (Concórdia-SC). No segundo, a exposição é sobre o projeto Jandaíra, voltado para conservação da abelha jandaíra no Nordeste brasileiro, com o pesquisador Bruno Souza, da Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI).

O IX Congresso Nordestino de Produção Animal é promovido pela Sociedade Nordestina de Produção Animal (SNPA) e Universidade Federal do Recôncavo Bahiano (UFRB), com apoio da Embrapa e outras instituições. Mais detalhes sobre a programação do evento em: http://www.cnpa2014.org/programacao.asp.

Comentários encerrados.