Comunidade rural de Sobral realiza feira da agricultura familiar com apoio da Embrapa

No último dia 31 de maio, os moradores da comunidade Pé de Serra Cedro, em Sobral (CE), realizaram a II Feira da Agricultura Familiar, onde comercializaram produtos variados de alimentação, vestuário e artesanato. O evento contou com o apoio dos projetos Sustentare, da Embrapa, e Cabra Nossa de Cada Dia, da Igreja Católica.

De acordo com o presidente da Associação de Moradores da comunidade, Francisco Chagas de Souza, a feira realizada no ano passado contou com seis bancas de vendas. Este ano, foram 12. “A nossa preocupação não é em aumentar o volume de bancas, mas em melhorar a qualidade dos produtos da feira”, explicou.

Além de roupas e artesanato, os agricultores comercializaram frutas, milho assado e cozido, mucunzá, paçoca, canja, carne de carneiro e espetinho de carne suína. Souza afirmou que evitaram produtos industrializados e priorizaram o que é produzido na própria comunidade. “Queremos valorizar as competências locais”. Durante o evento, ocorreu um momento cultural, com a participação de jovens da comunidades realizandoum número de dança.

Em comparação com a feira realizada em novembro de 2013, a deste ano foi considerada mais movimentada, com maior diversidade de produtos e recebeu moradores do Cedro, Jaibaras, Trapiá, que são comunidades próximas.

 

A expectativa é de realizar duas feiras anualmente, uma em junho e outra em novembro. “Queremos comparar os resultados da feira no final do inverno (período chuvoso) e no final do verão (época da estiagem)”, disse o presidente da Associação de Moradores.

Projeto Sustentare

A ideia de realizar a Feira da Agricultura Familiar do Pé de Serra Cedro surgiu a partir das atividades do Projeto Sustentare, cujas ações incentivam a valorização das competências existentes nas comunidades onde atua e a construção social de mercados, a fim de fortalecer a autonomia dos agricultores.

Para o pesquisador que lidera o Projeto Sustentare, Jorge Farias, “estão ocorrendo inovações socialmente construídas, baseadas na centralidade dos agricultores familiares. Entre elas destacam-se  a construção social de mercados – possibilitando novas práticas – e a formação de redes como estratégias para reconectar homem-natureza-sociedade, tudo isso orientado pelo paradigma do Desenvolvimento Rural Sustentável”.

“Destaco a feira como um dos resultados esperados no Projeto Sustentare”, afirmou o zootecnista Eden Fernandes, que também coordena ações no Projeto. “Isso se reflete na mudança nos agricultores do nível de participação funcional (grupo social externamente iniciado e dependente de facilitadores) para o nível interativo (grupo tomando o controle das decisões locais, sobre a feira por exemplo) tendendo para a automobilização”, explicou. Para ele, os agricultores se apropriaram do Sustentare, prova disso é a inserção da feira na rotina semestral da comunidade, como uma das formas de mercado que vem sendo socialmente construída para atender a uma das demandas identificadas no diagnóstico realizado no início do Projeto, que é a instabilidade da renda na comunidade ao longo do ano.

Adriana Brandão – MTb CE01067JP – Embrapa Caprinos e Ovinos                 (88) 3112.7487 –  caprinos-e-ovinos.imprensa@embrapa.br

Comentários encerrados.