Como reduzir custo de produção?

Sempre estamos falando sobre o tal custo de produção, como calcular, como monitorar, e agora chegou a hora de falarmos um pouco em como reduzir. Certamente, os leitores têm muitas experiências vivenciadas e seria muito interessante se compartilhassem, por isso, aguardamos comentários!

Por que é importante reduzir custos? Para essa questão há várias respostas, vejamos:

– Para ter maior lucro.
– Para aumentar a margem líquida.
– Para aumentar a lucratividade e rentabilidade.
– Para ser mais competitivo.
– Para ser mais eficiente.
– Para se manter no mercado.

Analisando o “ter mais lucro” precisamos pensar na estrutura da cadeia produtiva. O produtor de carne de ovinos ou caprinos produz carne, que na maioria dos casos é um produto comercializado de modo não diferenciado, sendo dessa forma considerado commoditie. Esse produtor normalmente é tomador de preços, ou seja, ele depende do mercado consumidor para o qual produz, e raramente consegue colocar preço final no seu produto (Montoya e Parré, 2000; Arbage, 2000). Então se o produtor não consegue controlar o preço pelo qual vende seu produto, significa que ele não consegue aumentar a receita pelo aumento do preço de venda. Diante desse cenário, a saída que resta é a redução do custo, já que o lucro é obtido a partir da subtração entre receita e custo de produção. Sendo assim, reduzir custo pode causar impacto direto no lucro.

Cabe destacar que alguns produtores têm ações individuais ou junto à cooperativas para diferenciar seu produto e com isso conseguir aumentar o preço de venda, tendo maior poder de precificação. No entanto, esse não é o caso da maioria dos produtores de carne. Voltando à nossa questão inicial: como reduzir custos de produção?

O primeiro passo é conhecer o custo! 

A partir do momento que o produtor identifica todos os itens que compõem seu custo de produção ele visualiza quais são os valores mais representativos e pode estudar formas de reduzi-los.

Já vimos em artigos anteriores os gráficos com as proporções que cada item do custo representa na composição do custo total de produção. Esses são importantes para facilitar nossa análise e identificarmos o que está “pesando” no custo. Uma lista com os itens que compõem o custo classificada do maior para o menor custo ajuda muito. Ela deve ser analisada para definir os planos de ação. É necessário focar nas categorias de custos realmente significativas. No entanto, devemos cuidar também dos pequenos custos, pois vários deles somados podem gerar uma quantia significativa. Então não descuide dos itens que estão no final da lista.

Todos os custos devem ser elencados e o ideal é manter um histórico para que seja possível fazer uma análise comparativa. E lembre-se, o controle de custo de produção sempre deve ser realizado, independentemente do tamanho da propriedade.

A compra de insumos

Planejar as compras pode reduzir custos, pois a aquisição pode ser feita em épocas de queda de preço. Não se pode esquecer de avaliar se compensa fazer estoque de alguns produtos. As compras conjuntas são uma boa opção. Se possível o produtor pode fazer parcerias para comprar em maior volume e com isso menor preço.

Pesquisar preços, pois pode haver grandes diferenças.

Avaliar sempre os valores de frete, pois o preço do produto pode até ser menor, mas ao incluir o frete a compra deixa de ser vantajosa. Em relação aos alimentos, quanto mais dependente a produção for do uso de concentrado, mais sofrerá com as variações dos preços dos produtos agrícolas. Como a alimentação dos animais tem forte influência no custo de produção, quedas no preço contribuem para a redução do custo, mas o inverso também ocorre.

A redução do desperdício

Evitar desperdício de insumos é fundamental.

Quanto à energia elétrica, seu uso deve ser otimizado e isso requer mudanças nas instalações e nos hábitos dos funcionários. Equipamentos mais novos e uso de luz natural contribuem para reduzir o gasto com energia. Em relação ao desperdício de tempo, ele pode custar caro. Por isso, analise as atividades da equipe e verifique se os processos podem ser otimizados.

Uso de tecnologias

O investimento em tecnologias pode contribuir na redução de custos. E aqui não precisamos pensar somente em tecnologias “de ponta” e de alto custo, pois muitas soluções podem gerar excelentes resultados com pouco investimento. Por isso é importante estar atento ao que o mercado disponibiliza e avaliar de acordo com a realidade da sua propriedade de modo a identificar o que pode efetivamente contribuir no seu contexto.

Qualificação profissional

Estudar, fazer cursos, ir à palestras e eventos da área, ler artigos, trocar experiências com profissionais da área, tudo isso contribui para uma gestão eficiente que pode ter impacto no custo de produção. Conhecer novas técnicas e métodos é importante. Por isso, fique atento para manter-se atualizado e sempre que possível também proporcione aos funcionários cursos e treinamentos, pois sempre são motivadores! E conte sempre com o apoio de um profissional experiente na área para assessorias.

Trabalho em equipe

Toda equipe envolvida na produção precisa ser responsabilizada, seja pelos bons resultados ou pela necessidade de melhorias. Ouvir os funcionários envolvidos no processo é essencial, pois muitas vezes eles sabem formas de reduzir desperdícios e trazem ideias que podem contribuir. Reuniões periódicas com a equipe de trabalho para discutir aspectos relacionados à custos e produtividade são importantes. Lembrar também de valorizar cada ideia nova que surja no processo.

Finalizando 

A redução de custos pode ser proveniente da soma de pequenas economias em várias área do processo produtivo, podendo ser citada como fonte, a troca de produtos (marcas ou fornecedores), economia na quantidade de insumos utilizados pela redução do desperdício ou mesmo da alteração do manejo dos animais. No entanto, lembre-se sempre de cuidar para não provocar ações que afetem negativamente a produtividade ou o bem-estar dos funcionários.

 

 autor

Carina Barros    Osasco – São Paulo

Médica veterinária Mestre em Ciências Veterinárias UFPR Doutora em Nutrição e Produção Animal FMVZ-USP Atuação na avaliação econômica e modelagem

Comentários encerrados.