Paraná investe na ovinocultura de corte

Os primeiros resultados do Programa de Fomento da Ovinocultura no Paraná começam a aparecer após investimentos do Governo do Estado. Produtores selecionados no município de Cascavel receberam no início de dezembro animais aptos para reprodução, para ampliar a produção de carne ovina no Estado. Os recursos vieram através de convênio com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, no valor de R$250 mil, que foram repassados para a Sociedade Rural do Oeste do Paraná para a compra dos animais.

Em ação desde 2004, o Programa de Apoio à Estruturação da Cadeia Produtiva de Ovinos desenvolveu outras ações em parceria com o Senar/PR, como a capacitação de mais de cinco mil produtores rurais, com foco em produção animal e gestão de negócios. Chefes de cozinha também passaram por treinamentos sobre consumo e preparo de carne ovina. Além disso, foram ajustados frigoríficos para o processo correto de abate, resfriamento e corte.

“A ovinocultura era executada sem organização de cadeia produtiva, a comercialização era informal, sem constância de produção e oferta do produto para o consumidor”, analisa José Antônio Garcia Baena, coordenador estadual do programa. Após ações de marketing e participação de produtores da área em feiras de alimentação, observou-se que a aceitação do consumidor pela carne ovina vem aumentando.

Agora o programa entra na fase de ampliação da cadeia produtiva. Com o apoio do Instituto Emater, da Adapar, da Sociedade Rural do Oeste do Paraná e da cooperativa VICTA, os produtores selecionados estão recebendo em média 35 fêmeas cada um para reprodução. Quando as crias provenientes destas fêmeas estiverem aptas a reproduzir, os produtores deverão repassar a quantidade de 50% do rebanho recebido a outro produtor, ampliando assim a abrangência da ação.

“O primeiro objetivo é consolidar a cadeia produtiva. Posteriormente poderemos trabalhar com o melhoramento genético das crias. Sabemos que a qualidade do processo produtivo é importante, oferecendo aos consumidores uma carne de animais precoces e de alta genética”, destaca Baena. Atualmente o Paraná possui o 6º maior rebanho de ovinos do país, com 530 mil cabeças. Para aumentar sua produção, o governo estadual espera ampliar o programa para realizar a mesma ação nos municípios de Pato Branco e Castro.

 

fonte: Seab –

Comentários encerrados.