Pesquisador da Embrapa fala sobre conservação de recursos genéticos animais no CNPA 2013

Como parte da programação do II SImpósio sobre Conservação e Utilização de Recursoso Genéticos Animais, evento paralelo ao VIII Congresso Nordestino de Produção Animal, o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Arthur da Silva Mariante, apresentou palestra intitulada “Conservação de Recursos Genéticos Animais”.

Mariante mostrou um histórico desde a chegada de animais para produção no Brasil, à época da colonização que se adaptaram ao meio, até chegada de raças exóticas que, gradualmente, quase causaram a extinção dos animais localmente adaptados. “Se não fosse pela ação de alguns criadores e pesquisadores, isso teria acontecido”, afirmou.
O pesquisador falou sobre as ameaças à diversidade dos recursos genéticos animais, como a globalização, intensificação e mecanização; as mudanças nas práticas culturais, o enfraquecimento das instituições  tradicionais e das relações sociais; a pressão demográfica e menor acesso aos recursos genéticos animais; perda de pastagens e degradação dos recursos genéticos animais.
Segundo Mariante, na maioria dos paises em desenvolvimento faltam profissionais da área de melhoramento genético, faltam políticas e legislação específica para a área, bem como estrutura e apoio para cooperação, nacional, regional e internacional. Percebe-se também um desinteresse pelas instituições nacionais de pesquisa agropecuária e ONGs e pouco conhecimento dos organismos internacionais que financiam pesquisas.
O pesquisador apresentou a  rede de recursos genéticos animais da Embrapa e afirmou que o projeto é um modelo mundial. “Essa organização que existe no Brasil, com projetos de conservação de diferentes espécies de animais e projetos de pesquisa relacionados a eles de forma coordenada não é comum em outros países”, afirmou.  Segundo ele, a Embrapa já está trabalhando de acordo com as áreas estratégicas de pesquisa preconizada pela FAO: caracterização, conservação, utilização sustentável e capacitação.
Adriana Brandão – MTb CE01067JP
Jornalista – Embrapa Caprinos e Ovinos
(88)3112.7413
adriana.brandao@embrapa.br

Comentários encerrados.