14 a 20 de Outubro – Expovelha -SP

Lençóis Paulista sedia, de 14 a 20 de outubro, a 26ª EXPOVELHA – Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo, no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado” – Lençóis Paulista/SP.
Iniciada em 1988, na cidade de São Manuel, a EXPOVELHA tem sido realizada anualmente como um dos objetivos principais da ASPACO, a fim de promover a ovinocultura e reunir produtores de São Paulo e outros estados.

2013
Em 2013 a EXPOVELHA fará parte do Ranking Nacional da Raça Santa Inês. A agenda de eventos informativos e gerais é bastante extensa, oferecendo diversidade e entretenimento a todos os visitantes do evento.

Programação dos animais
Já estão abertas as inscrições para exposição e julgamento, deverão ser efetuadas até o dia 07 de outubro. Mais informações no site www.aspaco.org.br.
O jurado para as raças Santa Inês,  será o Med. Veterinário e Inspetor técnico da ARCO Domingos Ribeiro do Carmo
Acompanhe a programação de julgamentos:
14 de outubro – Entrada dos animais
15 de outubro – Pesagem e admissão dos animais
De 16 de outubro a 18 de outubro – Julgamento de classificação todas as raças
19 de outubro – Julgamento dos Grandes Campeonatos das raças Santa Inês, Dorper e White Dorper
– Julgamento do “Campeonato Supremo dos Grandes Campeões e Grandes     Campeãs de todas as raças”
20 de outubro – Saída dos animais

Eventos informativos
Além da parte técnica, a EXPOVELHA traz informação para os interessados, sempre com assuntos da atualidade e de interesse da ovinocultura.
Este ano, no dia 18 de outubro, ocorre o 14º Seminário Paulista de Ovinocultura. Evento aberto a todos os interessados e gratuito. A programação será a seguinte:
8h às 8h30 – Inscrições
8h30 às 9h – Abertura
9h às 9h45 – “Sistemas Silvipastoris na Ovinocultura: Ferramenta para o Desenvolvimento Tecnológico” – Dra. Cristina Maria Pacheco Barbosa – Zootecnista e Pesquisador Científico nivel IV da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios/Polo Regional do Sudoeste Paulista/UPD Itapetininga/SP.
9h45 às 1030 – “Cordeiro Paulista: Proposta de Certificação da Produção e Tipificação de Carcaças Ovinas” – Dr. Hélio de Almeida Ricardo – Zootecnista realizando Pós Doutorado em Zootecnia na Universidade Federal da Grande Dourados/MS.
10h30 às 11h00 – Intervalo
11h00 às 11h45 – “Reprodução eficiente em diferentes sistemas de produção” – Dr. Ricardo Lopes Dias da Costa – Médico Veterinário e Pesquisador Científico nível IV do Instituto de Zootecnia, Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Zootecnia Diversificada e Chefe da Unidade de Ovinos do IZ – Nova Odessa/SP.

Também no dia 18 de outubro, a partir das 14h30 será realizada a 20ª Reunião da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos do Estado de São Paulo e também a Reunião dos Núcleos Regionais da ASPACO.

Outros Eventos
O 5º Torneio Mirim de Apresentadores de Ovinos da EXPOVELHA será realizado no sábado, 19 de outubro. Podem participar do evento crianças de 3 a 12 anos filhos de criadores, apresentadores, técnicos e demais interessados. As inscrições gratuitas poderão ser feitas até dia 19 de outubro pelo email aspaco@aspaco.org.br ou pelo telefone (14) 3841-6841 com Carina e no stand da ASPACO durante a EXPOVELHA. O torneio será realizado nas pistas de julgamento a partir das 14h.

Também no sábado, 19, a partir das 15h, no Tattersal de Leilões do Recinto, ocorrerá o “Leilão Circuito Paulista – EXPOVELHA 2013”. Informações na AAPA com André Assumpção (15) 9.9107-7539. A leiloeira será a Leilonorte. Os animais serão vistoriados por um técnico indicado pela ASPACO e somente poderão participar fêmeas comerciais com no máximo 6 dentes, fêmeas registradas e machos somente registrados, com exame andrológico.

Antes do início do Leilão ocorre a Cerimônia de Entrega de Prêmios do Ranking Cabanha do Ano – ASPACO aos melhores expositores e criadores que compareceram aos eventos da ovinocultura em 2013, trazendo sempre os melhores animais do Estado de São Paulo.

Já no domingo, 20 de outubro, a partir das 8h, será realizada a II Prova de Pastoreio para Cabanheiros e I Circuito ASPACO de Pastoreio. O evento tem a realização da ASPACO, ARLP (Associação Rural de Lençóis Paulista) e Canil Pastores do Cerrado, com apoio da APOP. As inscrições podem ser feitas no local e o valor das mesmas será revertido em premiações.

E para encerrar a 26ª EXPOVELHA – Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo, ocorre a já tradicional Queima do Cordeiro. Em sua nona edição, a Queima do Cordeiro traz anualmente chefs de cozinha e interessados na culinária de cordeiros. São sempre mais de 20 pratos que ficam disponíveis para degustação dos juízes e dos presentes. Ao final, são eleitos os melhores pratos do ano. Será a partir das 12h no Recinto de Exposições, num restaurante montado especialmente para o evento. Os ingressos estarão disponíveis durante a exposição.

História
A ideia de realizar a EXPOVELHA nasceu de uma visita do então presidente da ASPACO, Francisco Manoel Nogueira Fernandes, com o Prof. da UNESP Edson Ramos de Siqueira, na 1ª Feira Estadual de Ovinos realizada em Pinheiro Machado, em 1985.
Tanto o então presidente Francisco como o Prof. Edson perceberam que aquela exposição era o espelho da criação do Rio Grande do Sul. E em 1988 decidiram que já era tempo de se fazer uma exposição de ovinos no Estado de São Paulo. Um evento realizado para os criadores paulistas, promovido pela ASPACO com o apoio de várias entidades desde sua criação até os dias atuais.
Em 1988 a 1ª EXPOVELHA foi realizada de 28 a 30 de outubro, recebendo 5.000 pessoas. Hoje mais de 50 mil pessoas passam pelo evento anualmente.

Serviço
26ª EXPOVELHA – Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo
De 14 a 20 de outubro
No Recinto de Exposições “José Oliveira Prado” – Lençóis Paulista/SP.
Mais informações: www.aspaco.org.br e www.EXPOVELHA.com.br

Comentários encerrados.