Novas estratégias atendem aos pequenos produtores de caprinos e ovinos do semiárido baiano

A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (Accosb), em parceria com o Sebrae, assinou um convênio com a Secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) para assumir a gestão da “Pulmão Verde”, uma área no município de Ponto Novo na qual se cultiva pastagem para caprinos e ovinos. Para garantir impulso a caprinovinocultura, também foi criado o Projeto do Cordeiro do Piemonte.

Segundo o presidente da Accosb, Gaudêncio, o Projeto do Cordeiro do Piemonte foi elaborado com a finalidade de se organizar a cadeia produtiva da carne ovina para que os produtos sejam diferenciados. “O mercado vem exigindo um produto diferente, baseado no tripé qualidade, regularidade e quantidade”. Para ele, o projeto do Cordeiro do Piemonte e a Criação da Cooperativa para o Pulmão Verde é de grande importância na unidade para a criação de caprinos e ovinos, que visa a produzir carne de cordeiro da região “Hoje, caprinovinocultura é referência nacional, especialmente na área de genética. Pensando nisso, o Pulmão Verde é necessário, pois é uma área específica para a produção de alimentos, que servirá de fonte de abastecimento para os períodos de baixa produção de pastagens ou da seca como está ocorrendo agora”.

O Sebrae trabalha em parceria com o Projeto do Cordeiro do Piemonte e produtores desde 2012, realizando consultorias tecnológicas e gerenciais, capacitações e reuniões para o desenvolvimento do Projeto. ”A parceria consiste em organizar um grupo de produtores de caprinos e ovinos para a produção e fornecimento de carne de cordeiro na região. Nos anos anteriores, trabalhamos com o Projeto de Caprinovinocultura e tem dado grandes resultados”, explicou o coordenador interino da Regional do Sebrae de Jacobina, Osório Rebouças.

Pulmão Verde – O Pulmão Verde possui cerca de 100 hectares de pastagens para a produção de feno, que garante a nutrição, fator importante no desenvolvimento do setor pecuário. Conta ainda com pivô central de irrigação, galpão de armazenamento e todo o maquinário necessário.

Comentários encerrados.