O que é e como evitar a manqueira nos ovinos e caprinos?

Manqueira é como é popularmente conhecido o Carbúnculo Sintomático, causada pelo Clostridium chauvoei, esta enfermidade é classificada como uma clostridiose, tema já abordado por essa coluna em edições anteriores.

Nos ovinos, a manqueira, quase sempre é originada por infecção de feridas cutâneas durante a tosquia, o corte de cauda e do umbigo, ao nascimento, podem provocar o desenvolvimento de lesões locais. Nas ovelhas adultas infecções da vulva e vagina durante o parto podem provocar surtos graves. A ocorrência da doença em carneiros de até um ano de idade ocorre provavelmente devido a infecções cutâneas ocasionadas por brigas. A melhoria do estado nutricional com o incremento indevido no fornecimento de proteínas aumenta à suscetibilidade a doença.

Nos animais com lesões na musculatura dos membros provocadas pelo carbúnculo sintomático, observa-se marcha rígida, e o animal não mostra intenção de mover-se devido à intensa claudicação. Nos casos que a infecção se dá por feridas na pele, vulva ou vagina há uma extensa lesão no local. O edema com crepitação subcutânea somente é observado após o óbito. Em todos os casos há febre alta, anorexia, depressão e a morte ocorrem rapidamente. Ovinos acometidos por miosite cardíaca causada pelo Cl. chauvoei geralmente são encontrados mortos. Os animais acometidos podem ser tratados com antibioticoterapia intravenosa e com a remoção cirúrgica das áreas de lesão. A vacinação correta é importante para a prevenção.

Em caso de surtos da enfermidade na propriedade um médico veterinário da região deve orientá-los para um melhor protocolo de manejo e de vacinações para o controle dessa doença.

AgroValor Responde – Edson Serqueira Campos

Comentários encerrados.