Pesquisador apresenta vantagens do farelo de mamona destoxificado para pequenos ruminantes.

A destoxificação do farelo de mamona como alternativa para alimentação de pequenos ruminantes foi tema da palestra do pesquisador Antonio Silvio do Egito, da Embrapa Caprinos e Ovinos, no dia 3 de julho, no Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento de Tortas de Pinhão-manso e Mamona, que acontece na Embrapa Estudos e Capacitação (Brasília-DF).

 

Egito apresentou os resultados de pesquisas desenvolvidas na Unidade que mostraram o bom potencial de proteína do alimento destoxificado para a nutrição de caprinos e ovinos, tornando os resíduos da produção de mamona alternativa eficiente e mais barata, especialmente na região Nordeste, que o uso do farelo da soja.

 

Pesquisas da Embrapa mostram que o uso do farelo na dieta de caprinos, por exemplo, pode garantir produção média de até um litro e meio de leite por dia. Na Embrapa Caprinos e Ovinos, os estudos são conduzidos em parceria entre as equipes de nutrição animal e de ciência e tecnologia de alimentos, tendo, além de Egito, participação do pesquisador Marco Bomfim.

 

Egito mostrou, também, informações sobre o processo de destoxificação do farelo desenvolvido pela Embrapa Caprinos e Ovinos – para o qual a Unidade já efetivou pedido de patente – baseado no uso do hidróxido de sódio (soda cáustica). “Trata-se de uma metodologia simples, que o pequeno produtor pode adotar, e aproveitar um alimento disponível: o incentivo do Governo Federal à cadeia do biodiesel traz a possibilidade de aproveitamento de toneladas de material de resíduo da mamona”, destacou o pesquisador.

 

O Simpósio de Destoxificação e Aproveitamento de Tortas de Pinhão-manso e Mamona aconteceu nos dias 3 e 4 de julho, com objetivo de promover debate entre comunidade científica e representantes de diversos setores do negócio da Agroenergia sobre os principais avanços científicos nas estratégias de aproveitamento econômico das tortas de pinhão-manso e mamona. O evento é uma realização da Embrapa Agroenergia (Brasília-DF) e Embrapa Algodão (Campina Grande-PB).

 

Adilson Nóbrega

Embrapa Caprinos e Ovinos

MTB/CE 01269JP

(88) 3112.7483

adilson@cnpc.embrapa.br

Comentários encerrados.