Governo Brasileiro realiza ações de prevenção contra aftosa na fronteira do Paraguai.

As medidas de fiscalização adotadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na divisa com o Paraguai seguem sendo reforçadas nos quatro estados da região. O objetivo das ações é evitar a introdução do vírus de febre aftosa notificado pelo país vizinho na mesma data.

Em Mato Grosso do Sul, grande parte do contingente de fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) que estava de férias foi convocado para participar das atividades. O apoio militar em cinco pontos estratégicos e a vigilância ampliada em 14 postos fixos e em 10 barreiras volantes continua em toda a fronteira do estado.

A fiscalização no Paraná (que já está sendo realizada com a instalação de arcolúvios para a desinfecção de veículos procedentes do Paraguai, nas cidades de Guairá, Santa Helena e Foz do Iguaçu) receberá suporte do exército na Ponte da Amizade, na divisa de Foz do Iguaçu com Ciudad del Este.

Em Santa Catarina, as autoridades estaduais também solicitaram ajuda dos militares, que deverão colaborar nos locais de maior risco nas proximidades com a Argentina. Os procedimentos de rotina em todos os corredores sanitários do estado seguem com maior atenção.

No Rio Grande do Sul, a prevenção foi fortalecida com quatro barreiras volantes na fronteira com a Argentina. Todos os postos do Sistema de Vigilância Agropecuária (Vigiagro) do estado também receberam reforços.

FONTE: www.milkpoint.com.br

Comentários encerrados.