Ministério da Integração apresenta Rotas de Integração Nacional durante CNPA 2013

“Rotas de Integração Nacional e o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária no Nordeste” foi o tema da palestra apresentada pelo representante do Ministério da Integração Nacional, Vitarque Lucas Paes Coelho, no VIII Congresso Nordestino de Produção Animal.

 

As Rotas de Integração Nacional são um programa do Ministério da Integração que visa à articulação e convergência de políticas públicas de infraestrutura, tributos, financiamento, certificação, promoção comercial, qualificação e pesquisa. “A atuação é territorial e busca diminuir as desigualdades entre as regiões do país, que é a missão do Ministério”, explicou o palestrante.

 

A prioridade do Programa são as áreas da Amazônia, Semiárido e Faixa de Fronteira e a seleção de setores para trabalhar é feita com base nos seguintes critérios: potencial de crescimento, potencial de inclusão produtiva, agricultura familiar, atividades intensivas em emprego, áreas ambientalmente sustentáveis, potencial de aprofundamento tecnológico do setor, identidade local/regional, encadeamento de elos produtivos regionais, representatividade regional e setores amparados por outras iniciativas públicas ou privadas.

 

De acordo com Vitarque, estão sendo realizadas oficinas com os governos estaduais para expansão do Programa. Atualmente estão em execução as seguintes rotas: Rota do Cordeiro, Rota do Mel, Rota da Fruta, Rota do Extrativismo Vegetal, Rota da Uva e Vinho e Rota do Pescado. “A Rota do Cordeiro é a mais avançada e foi o que ensejou as Rotas de Integração Nacional. Com a parceria da Embrapa, a Rota do Cordeiro foi criada para organizar e centralizar as ações de ovinocultura na região dos Inhamuns, no Ceará”, explicou.

 

Adriana Brandão – MTb CE01067JP

Jornalista – Embrapa Caprinos e Ovinos

(88) 3112.7413

adriana.brandao@embrapa.br

Comentários encerrados.